MISSÕES

Missões é o nome dado às iniciativas destinadas a propagarem os princípios do Cristianismo entre povos não cristãos. Basicamente, são princípios da teologia cristã em imitação ao ministério de Jesus Cristo e em cumprimento do mandamento que Ele deu aos seus apóstolos para pregarem o Evangelho pelo mundo a toda criatura. Mas, além de serem simples ministério da palavra, as missões se estruturam ou inserem em comunidades estáveis e procuram integrar, com maior ou menor sucesso, os princípios cristãos com a realidade de vida dos povos onde são inseridas. Dessa forma, ultrapassam a esfera religiosa e assumem uma dimensão social, econômica, educativa, assistencial e, muitas vezes, também artística e cultural.

O primeiro grande missionário foi Paulo de Tarso, que contextualizou a doutrina de Cristo para um público greco-romano, permitindo que ela transcendesse suas raízes judaicas. Desde então, seu exemplo foi seguido por um sem-número de outros cristãos ao longo dos séculos. Atualmente, as missões já não tendem a impor sua visão sobre as culturas nativas, mas antes procuram apresentar-lhes os princípios cristãos de forma compreensível para que os indivíduos possam ter uma nova opção de escolha de sua crença com maior consciência e engajamento.

A Secretaria Estadual de Missões tem como foco dirigir boa parte de seus esforços na formação de lideranças locais que conduzam suas comunidades para um desenvolvimento ao longo de linhas autodeterminadas, autossustentadas e em integração com seus contextos regionais. Em São Paulo, o trabalho da Quadrangular em Missões busca produzir ação assistencial e social, buscando ser um modelo de utilidade pública em regiões afligidas por calamidades naturais, fome, pobreza e falta de orientação e prestação de serviços de saúde.


SECRETÁRIO

PASTOR MARCELO GARCIA

Casado com a prª. Adriene e pai de Nicholas, nasceu em berço evangélico e sempre trabalhou ao lado de seus pais, os pastores Domingos e Valdete Garcia, cuja família vem de uma grande geração de pastores. Marcelo é pastor titular em São José dos Campos, igreja que ele mesmo fundou no bairro Jardim Oriente, em 2003. Já atuou como professor no ITQ e coordenou grupos de Jovens e de Missões do distrito II. Atualmente, está em processo de formação no curso de bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Paraíba.