cIDADANIA

Cidadania (do latim, civitas, "cidade") é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.

A Igreja do Evangelho Quadrangular sempre teve uma forte participação no cenário da políticas públicas. Muito porque, apesar de haver certa relutância por parte de muitos membros do ministério que acreditam na premissa: "Religião não se mistura com política", este é um sistema organizacional absolutamente necessário para que hava ordem e democracia entre as pessoas de uma sociedade. Política não pode ser algo alheio a muitos e acessível a poucos, mas DEVE SER COMPARTILHADA ENTRE TODOS, porque também é algo que reflete na vida de todos.

A Secretaria Estadual de Cidadania está disposta a esclarecer e compartilhar com você sobre os temas da política, a fim de que a nossa Igreja possa ser bem representada no País, Estado e Municípios, e também possa representar os interesses do povo de Deus, baseando-se nos ensinamentos e preceitos Bíblicos para fazer leis e ajudar a reger uma sociedade melhor.

 

NORMATIVA PARA POSTULANTES
ÀS PRÉVIAS DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016

 

No uso das atribuições da Secretaria Estadual de Cidadania, o secretário estadual transmite aqui a normativa das comissões eleitorais do Estado de São Paulo acerca dos documentos necessários para os postulantes às prévias das eleições municipais do ano de 2016.

Cabe ao postulante apresentar os seguintes documentos:

  • Certidão Negativa de Débito para com a igreja (CED, CND e região);
  • certidão Negativa de Débito do Serasa e SPC;
  • Certidão de quitação com as obrigações eleitorais.

Os documentos deverão ser apresentados na respectiva comissão eleitoral da região.

Clique aqui para baixar o manual do candidato.

SECRETÁRIO

PASTOR CARLOS EVARISTO DA SILVA

Formado em teologia, superintendente regional de Mogi das Cruzes e pastor da igreja sede em César de Souza desde 1989, é casado com a pastora Maria José é pai de Carlos, Cássio e Ethienne. Tem como noras Priscila e Vanessa, além da neta Maria Eduarda. Como vereador, tem atuado em seu terceiro mandato em Mogi das Cruzes, uma das mais importantes cidades do Estado de São Paulo. Respeitado no meio político, é conhecido como um homem conciliador e que trabalha com seriedade, tendo se destacado nas mais importantes comissões da Câmara Municipal.