21/12/2017

Coordenadores em Ação: Conversamos com o pastor e empreendedor José Baroni

Por Samara Tenório
Secom - SP

 Paulistano, pastor José Luiz Baroni se converteu no ano de 1984, por intermédio de sua esposa Angelina Baroni (na época ainda namoravam). Ela o evangelizou diretamente e o fez conhecer quem era Jesus Cristo.

 

                   Pastor Baroni e sua esposa Angelina  

 

Desde jovem, Baroni, como é mais conhecido, possuía o dom de ser um empreendedor. Com 12 anos montou uma estação de rádio, aos 13 abriu uma oficina de conserto de rádio e televisão, com 14 já montava circuitos de luzes e alguns anos depois passou a construir transmissores. "Aos 17 anos iniciei a minha carreira no curso de Engenharia, na Universidade de São Paulo. Já formado, fui trabalhar em uma empresa americana de Automação Industrial, onde permaneci por 15 anos. Tempo este, necessário para adquirir conhecimento e experiência, a propósito, fundamentais para o bom desenvolvimento de um negócio", revela o pastor.

 

Com experiência o suficiente na área, Baroni percebeu que era hora de expandir seus horizontes e fundou a HEC Automação. Hoje, a empresa é sólida e reconhecida no mercado brasileiro por sua excelência nos serviços e atendimento. Entretanto, o pastor percebeu que o conhecimento é uma condição necessária porém não o suficiente para o sucesso de qualquer negócio.  "Falta Jesus no laço empreendedor. O homem e mulher de negócios deve buscar em Jesus o suporte físico e emocional, confessando que Ele é o Senhor. Na CHOMNEQ do estado de São Paulo temos como lema que "Deus é o dono do meu negócio!", pois Ele é o nosso sócio majoritário", conta.

 

                      Equipe da HEC Automação 

 

Pr. Baroni conheceu sua esposa no Natal de 1982. Ele com 19 e ela com 17 anos. "O tio dela era também o meu tio, pois ele era casado com a minha tia por parte de mãe. Neste período fui visitar a minha família na véspera de Natal  ocasião em que a encontrei. Foi realmente “mágico”, pois conversamos durante 7 horas".

 

                     Baroni e Angelina na juventude

 

Atuante no ministério desde 1998, Baroni é pastor auxiliar na IEQ Vila Ema, onde também leciona no ITQ nas disciplinas Atos dos Apóstolos e Epístolas Paulinas. Casado com Angelina Baroni há 31 anos, com ela teve duas filhas, Daniela Baroni e Priscila Baroni.

 

Baroni com sua esposa Angelina, seu genro Yargo e sua filhas Daniela e Priscila

 

Coordenadoria estadual de Homens e Mulheres de Negócios Quadrangular

O objetivo da coordenadoria é preparar empreendedores e profissionais liberais para serem homens e mulheres de negócios tanto com estrutura profissional quanto espiritual, visando colocarem sempre Deus a frente de seu negócio para obterem sucesso.

 

Pastor Baroni destaca que a CHOMNEQ tem como missão ganhar almas, independentemente de raça, sexo, cor, ou posição social. "O reino de Deus requer que o empreendedor seja salvo assim como toda a sua família. Não importa se é homem ou mulher ou se é um operador de máquinas, um agente ambiental, um engenheiro ou um médico, todos são importantes para Deus. Ele quer salvá-los. Nosso dever como cristãos é ganharmos almas com comprometimento, consolidando e treinando para formamos futuros educadores", conta.

 

Para o pastor é uma grande honra poder estar a frente dessa coordenadoria. "Sei que o ministério é embrionário e que a visão está sendo implantada, porém temos um plano e uma meta bem definida. Agradeço a Deus pela oportunidade assim como poder participar de um ministério em que acredito muito".

 

                                                                      Pastor Baroni ministrando sobre empreendedorismo

 

Congresso estadual CHOMNEQ

A CHOMNEQ realiza diversos eventos regionais destinados aos profissionais da área empreendedora. Um deles é a FENEQ - Simpósio Estadual de Empreendedorismo que reúne anualmente centenas de profissionais que queiram abrir seu próprio negócio, incrementar seus conhecimentos ou para estudantes que desejam conhecer o ramo empreendedor.

 

Só em 2017 a CHOMNEQ organizou 131 eventos regionais e conquistou 27 novas células empresariais - CE, obtendo assim 62% de todo o estado sob a visão da coordenadoria.

 

E para o ano que vem pastor Baroni já tem um objetivo: "Levar a visão a toda igreja do estado de São Paulo, formando empreendedores com a visão ética em Cristo Jesus. Em 2018 queremos atingir todo estado de São Paulo".

 

                     Pastor Baroni após palestra em IEQ 

 

Recado do pastor Baroni a todos os homens e mulheres empreendedores do estado de São Paulo

"A CHOMNEQ do estado de São Paulo tem visão de  trabalho focada na QUALIDADE e não quantidade. Até o ano de 2025, teremos um empreendedor para cada 20 habitantes, de onde podemos concluir, que em uma igreja de 200 membros, teremos pelo menos 10 empreendedores.

 

A missão do projeto CHOMNEQ está em proporcionar ao empreendedor um ambiente de amizade e de suporte emocional e espiritual de forma livre em pequenos grupos orientados segundo um plano estratégico central, criando assim uma REDE de onde o empreendedor possa compartilhar as suas necessidades e experiências.

 

Os pequenos grupos fazem parte de uma grande estratégia para ganharmos o empreendedor, pois sabemos que o ambiente em células promovem o desenvolvimento de amizades, haja vista que o profissional poderá sentir-se a vontade para compartilhar as suas experiências e vitórias. O ambiente proporcionado cria um ambiente de confiança e nos ensinam a prática de prestar contas uns aos outros. Lembre-se: O empresário normalmente é sozinho e necessita de suporte. Em espaços menores de trabalho evangelístico promovem o desenvolvimento de habilidades de liderança e assim proporciona a multiplicação e discipulado das pessoas.

 

Em 2018 estabelecemos como meta que toda região do estado de São Paulo, terá pelo menos dois eventos de consolidação e uma equipe MOTIVADA em dar prosseguimento a ganhar almas empreendedoras. Não temos pressa! Queremos consolidação e qualidade!", finaliza.

 

 

 

O Coordenadores em Ação é um projeto da Secretaria de Comunicação do estado de São Paulo (SECOM-SP) em parceria com a Secretaria Estadual das Coordenadorias (SECOOD-SP).

 

 

 

 

 

 

 

Galeria de fotos

Destaques Quadrangular