22/11/2017

Coordenadores em Ação: Conheça a história do coordenador da COMMEQ, pr. Samuel Odierna

Por Samara Tenório
Secom - SP

Neto do pastor Alcebíades, um dos fundadores da IEQ Ipiranga, pastor Samuel Odierna teve o privilégio de nascer em um lar cristão e crescer com os ensinamentos de Jesus em sua vida. "Dou graças a Deus por meus pais terem me criado nos caminhos do Senhor. Desde cedo, reconheci Jesus como meu salvador e fui batizado nas águas e no Espírito Santo no início de minha adolescência", conta.

 

 Pastor Samuel com 11 anos

 

O pastor conta que sempre foi apaixonado por música e ainda pequeno buscava continuamente aprender a tocar algum instrumento. "Comecei aprendendo a tocar bateria e em seguida violão. Quando adolescente, frequentei conservatórios musicais e posteriormente me formei como Técnico Musical. Após a formação técnica segui em frente e cursei a faculdade de música onde me formei", revela.

 

Pastor Samuel (circulado de vermelho) ao lados dos irmãos da IEQ Ipiranga

 

Em 1985, quando o pastor atuava como presidente de jovens na IEQ Ipiranga ele conheceu a jovem que no futuro viria a ser sua esposa. Pr. Samuel e pra. Selma Becaro estão casados há 26 anos e são exemplo de casal firmados nos princípios do Senhor. Com a chegada da filha Sabrina em 1997 formaram uma família totalmente focada no ministério.

 

     

A esq. pr. Samuel com sua filha Sabrina e a dir. atualmente com sua esposa Selma e Sabrina 

 

Atualmente, além de coordenador da COMMEQ (Ministério de Música e Artes) em São Paulo, pr. Samuel também é líder do Ministério Karpos de Louvor e Adoração e co-pastor em tempo integral na IEQ Catedral dos Nobres em São Mateus.

  

 

Coordenadoria estadual de Música e Artes

 

O principal objetivo da coordenadoria é ensinar que ser um adorador não se limita apenas a servir ao Senhor com o conhecimento técnico de instrumentos ou das artes em geral, ou então se limitar a apenas participar de reuniões e cultos. Ser um verdadeiro adorador é um estilo de vida que exige comprometimento, busca diária da palavra de Deus e adoração ao Pai em Espírito e em verdade.

 

Essa também é a visão do pastor Samuel frente a COMMEQ ao longo dos anos. "O foco de meu trabalho é o treinamento de todos os que estão envolvidos com música, dança, teatro e artes em geral, mas visando principalmente o crescimento espiritual e o desenvolvimento ministerial do adorador. Minha principal preocupação é que os congressos, conferências e treinamentos que realizo, cooperem para que todos aqueles que subam no altar de nossas igrejas para ministrar no momento do culto tenham uma vida integra e santa, sejam compromissados com a palavra de Deus, sejam competentes naquilo que fazem musicalmente e artisticamente falando, e assim, estejam aptos para ministrar ao povo com unção e autoridade", afirma.

 

 

Pr. Samuel ministrando durante a conferência da COMMEQ

 

Além dos trabalhos com a COMMEQ, Odierna também desenvolveu o TREMA Treinamento Ministerial para Adoradores o qual já foi ministrado em várias cidades de São Paulo e de outros estados e através da coordenadoria formou o Coral Estadual - composto de 150 vozes, recentemente atuou na 42ª convenção estadual, realizada no Centro de Convenções Quadrangular Hall em agosto de 2017.

 

 

Coral de 150 vozes organizado e ensaiado pelo pastor Samuel Odierna duarnte a 42ª Convenção Estadual

 

"Para mim tem sido uma grande honra poder servir a Deus através da COMMEQ/SP. Considero um grande privilégio fazer parte do grupo de coordenadores estaduais que servem à igreja no estado de São Paulo, debaixo da liderança de nosso querido presidente rev. Rocco Digilio Filho, a quem devo gratidão pela confiança em mim depositada", revela o pastor.

 

 Ao lado do rev. Rocco Digilio Filho

 

 

Conferência estadual COMMEQ - Alcance o Próximo Nível

 

Os eventos da COMMEQ acontecem por distritos, porém nos anos pares, além dos congressos distritais também é realizada a Conferência Estadual COMMEQ - Alcance o Próximo Nível. De acordo com Odierna, o evento recebeu esse nome baseado na passagem de Ezequiel 47 em que há sempre um nível mais profundo da presença de Deus que podemos alcançar. "Reflete também o nosso anseio em ativar na vida de cada adorador um genuíno crescimento espiritual, desenvolvimento ministerial e também em incentivá-los a alcançar um nível mais íntimo de comunhão com Deus, assim como um desejo intenso por Sua presença", revela.

 

 

Adoradores reunidos durante Conferência Alcance o Próximo Nível

 

Há também a preocupação em levar nos eventos palestrantes que tenham o coração de um verdadeiro adorador e conteúdos ministeriais e teológicos específicos para os participantes voltados para o âmbito espiritual. "O foco principal é no ensino através da palavra e não simplesmente em workshops de técnica, embora isso também tenha o seu lugar", finaliza.

 

 

Pastor Samuel ao lado do cantor Rick Digilio durante a conferência Alcance o Próximo Nível em São Paulo

 

 

 

Pr. Samuel e pr. Adhemar de Campos em uma conferência da COMMEQ

 

 

Recado do pastor Samuel a todos os líderes de louvor e artes do estado

 

"Queridos líderes, a liderança cristã precisa ser exercida corretamente e dentro dos padrões de Deus, sendo que as habilidades de liderança precisam ser desenvolvidas cuidadosamente, durante um longo tempo. Portanto, é necessário ter disciplina, permanecer entregue a Deus e totalmente dedicado a Ele todos os dias de suas vidas.

 

Permanecer entregue a Deus fará com que vocês desenvolvam autoridade, entretanto, com um coração humilde e de servo.

 

Quando se fala em liderança cristã o foco principal é a unção, sem deixar de lado as outras habilidades necessárias. Logo, quero incentivá-los a serem líderes que estejam engajados no projeto de Deus, e assim realizarem uma obra que terá influência na eternidade. Sejam firmes e constantes e não permitam que seus corações se inclinem para coisas que não agradam nosso Pai Celestial. Deus os abençoe ricamente!"

 


 

O Coordenadores em Ação é um projeto da Secretaria de Comunicação do estado de São Paulo (SECOM-SP) em parceria com a Secretaria Estadual das Coordenadorias (SECOOD-SP).

Galeria de fotos

Destaques Quadrangular