16/05/2017

Coordenadores em Ação: Conversamos com a pastora Elaine Bueno!

Maio também é o mês dos Adolescentes Quadrangular! Pastora Elaine abordou seu trabalho como coordenadora do departamento e a polêmica envolta do jogo Baleia Azul, confira!

Por Samara Tenório
Secom - SP

No mês de maio também é comemorado o Dia Nacional dos Adolescentes Quadrangular! Pensando nessa data, o 4sp realizou mais uma edição do Coordenadores em Ação. Dessa vez batemos um papo com a coordenadora estadual dos Adolescentes, pra. Elaine Bueno.

 

Espontânea e animada, assim como um adolescente, pra. Elaine contou ao 4sp seu testemunho de conversão. Nascida em Itapetininga, interior de São Paulo, ela e sua família se aproximaram da igreja evangélica no ano de 1995, após seu pai sofrer um grave acidente. "Eu, minha mãe e minha irmã fomos convidadas para ir a IEQ buscar a cura para o meu pai, mesmo sendo católicos praticantes. Após isso nunca mais saímos da Quadrangular, e para testemunho e glória de Deus meu pai foi curado", afirma.

 

Pastora Elaine e seus pais, Valdir e Regina

 

Pastora Elaine conta que após dois anos de conversão foi convidada a liderar os adolescentes de sua igreja e que desse departamento construiu seu ministério. "Quando meu pastor me convidou para assumir o grupo missionário de adolescentes eu era ainda uma adolescente, mas me apaixonei e descobri que ali era o meu chamado. Após isso não parei, assumi a sala de aula dos adolescentes da Escola Bíblica Quadrangular e hoje sou coordenadora regional e estadual de adolescentes".

 

 

Pastora Elaine ministra para adolescentes no ínicio do seu ministério 

 

Atuante no ministério desde 2003, além de ser coordenadora estadual dos Adolescentes, Elaine é farmacêutica, pastora auxiliar na IEQ Parque São Bento em Sorocaba, e atualmente cursa o bacharelado em Teologia.

 

Coordenadoria Estadual de Adolescentes

 

A fase da adolescência é marcada pelas mudanças, descobertas, formação de caráter e escolhas, logo, é um período de extrema atenção por parte dos pais. A Coordenadoria tem por objetivo treinar e incentivar o adolescente a buscar a Deus, proporcionando assim seu crescimento físico e espiritual e orientando para que sempre continue nos caminhos do Senhor.

 

 "Representá-los é algo fantástico, pois sei bem o quanto nossos adolescentes são carentes de carinho, amor e cuidado. Quero poder ajudá-los a passar essa fase marcante, onde se forma o caráter, as transformações físicas, emocionais e espirituais, pois é nesse período que  conseguimos ter mais tempo para o Senhor, para fazer a obra dEle com excelência. Deus me colocou aqui para viver o que eles vivem, viver os confusos pensamentos, dizer para eles que eles não estão sozinhos e que estou aqui para ajudá-los", declara Elaine.

 

  

A pastora também conta que durante seus anos de ministério dedicou boa  parte de seu tempo ganhando os adolescentes para Jesus através da dança.  "Antes de trabalhar secularmente ficava praticamente 50% do meu tempo ensaiando e levando eles a se apresentarem nas igrejas ou em eventos de outras cidades. Com esse trabalho os frutos continuam até os dias de hoje e tenho incentivado sempre eles a continuarem com essa obra, pois eles amam dançar para o Senhor Jesus. Além disso, também fazemos projetos sociais de arrecadações de alimentos e temos um projeto em andamento que logo estará ativo, que será a farmácia comunitária para ajudar a população carente próximos as igrejas. Quero usar a profissão que Deus me deu para auxiliar o ministério", conta.

 

 

Grupo de dança com adolescentes da pra. Elaine

 

Congressos Impactados

 

Alcançando adolescentes de diversas regiões do estado, o Congresso Estadual de Adolescentes - Impactados, tem como propósito transformar a vida dos adolescentes em canais de bênção e impactá-los com a presença do Espírito Santo. De acordo com pastora Elaine, o Congresso ganhou esse nome baseado na passagem de João 15:16: "Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda".

 Baleia Azul

 

Há pouco mais de um mês um jogo online perigoso se tornou assunto na mídia e nas redes sociais, conhecido também como Challenge Blue Whale (em inglês) o Baleia Azul já ceifou a vida de centenas de adolescentes pelo mundo. O jogo envolve uma lista de 50 desafios ministrados por curadores não identificados, nas quais envolvem assistir filmes de terror, se auto-mutilar, realizar voto de silêncio, até ser consumado o último desafio: o suicídio.

 

 Quando perguntada pelos pais de adolescentes sobre quais medidas cautelosas tomar para que seus filhos não sejam vítimas do jogo, pastora Elaine é enfática: "Vigiai e orai. Por mais que os adolescentes sejam mais propensos a estar distante do pais, nosso papel é sempre orientá-los e estar atentos às pistas que eles nos dão", revela.

 

Ela também afirma que o amor é uma arma poderosa contra as atuações do diabo na vida dos adolescentes por meio da tecnologia. "Dê atenção ao seu filho, não permita que ele se torne escravo da internet. Leia a Bíblia com ele, ore, tenha um tempo de lazer juntos, encha sempre seu filho de beijos e abraços e mostre o valor que ele tem para você. Certamente ele não vai ter o menor interesse em qualquer jogo da internet", finaliza.

 

 

Acima, campanha de prevenção contra o Baleia Azul, realizado pela coordenadoria.

 

 

 Mensagem da pastora Elaine a todos os adolescentes

 

"E aí galera beleza?! Estou muito feliz por fazer parte da vida de vocês e quero dizer que Deus quer usá-los em nome dEle. Vocês serão impactados nesta geração, sabe por quê? "Porque eu vos escolhi, disse Jesus, para que vades  e deis frutos e o vosso fruto permaneça". Vocês são a transformação que o mundo precisa. E eu creio que nos quatro cantos desta terra haverá um adolescente impactado pelo poder do Espírito Santo e que fará a diferença onde estiver.  Quero encontrar vocês nos nossos eventos viu? Se liguem nas agendas e venham lacrar com a gente, quero dar um abraço em cada um e enxergar a Glória de Deus na vida de vocês!" 

 

 

 

 

O Coordenadores em Ação é um projeto da Secretaria de Comunicação do estado de São Paulo (SECOM-SP) em parceria com a Secretaria Estadual das Coordenadorias (SECOOD-SP).

Galeria de fotos

Próximos Eventos

Destaques Quadrangular