Formulário
Orkut Twitter Facebook
Rádio Toque


Prazo para eleitor regularizar título vai até 9 de maio


18/04/2012

Eleitores que desejam tirar título pela primeira vez têm
até o dia 9 de maio
para solicitar a transferência junto ao Cartório Eleitoral, é o que informa
o chefe de Cartório Eleitoral Robson Salazar.


A data também é limite para transferir o título de uma cidade para outra, mudar o local de votação dentro da cidade ou corrigir informações no título, como nome e data de nascimento. Quem estiver para completar 16 anos até o dia 7 de outubro, se fizer o alistamento até 9 de maio, também poderá votar ainda este ano nas eleições municipais.


De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), o prazo obedece ao disposto na Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que determina o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes da eleição. Para tomar essas providências, conforme orienta o Cartório Eleitoral, o eleitor deve apresentar cópia original do Registro de Identidade ou Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou ainda a Carteira de Trabalho e um comprovante de residência atualizado. “O comprovante de residência deve estar no nome do eleitor ou seus pais, se for menor de idade, ou no nome do marido/mulher, se tiver certidão de casamento”, explica Salazar.


São exemplos de comprovante de residência aceitos pelo Cartório Eleitoral: contas de água, energia elétrica, telefone fixo ou celular, contracheque (holerite), contrato ou recibo de aluguel e qualquer documento que indique que o eleitor seja domiciliado no município. “Para não enfrentar filas, aconselhamos os eleitores a virem antes do prazo final”, orienta o chefe do cartório. Salazar ainda alerta a população que compareça ao cartório para fazer atualização de endereço, caso este tenha mudado. “Não modificar o endereço não vai implicar cancelamento do título, mas vai manter o cadastro defasado, por isso aconselhamos a atualização”, completa.


Informações para transferência do título
Só pode ser transferido o título eleitoral observado o prazo de um ano entre uma transferência e outra. Caso em 9 de maio ainda não haja feito um ano da transferência, o eleitor terá que justificar o voto e transferir seu título após as eleições.


Eleições 2012
Este ano, as eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores acontecem no dia 7 de outubro.


Fonte: CaarapoNews


GALERIA DE FOTOS

 

Clique nas imagens para ampliar.


Voltar à página anterior